SOCIEDADE ECOZÓICA

      Hong Leung -  Twilight-mist


Recentemente, tomei contacto com o conceito "Sociedade Ecozóica". 
Embora não tenha ainda um grande conhecimento acerca do assunto, nem da viabilidade de pôr em prática um tal projeto, talvez um pouco utópico, de uma forma eficaz, realista e benéfica, nem da aceitação que  teria, da maioria das pessoas, achei-o deveras interessante, até porque vai ao encontro de muitos dos meus valores e perspetivas em relação à nossa forma de estar no mundo.
Assim, realizei uma pesquisa acerca deste assunto, da qual partilho as informações mais pertinentes e mais solidamente elaboradas.


Thomas Berry
“Sociedade Ecozóica” é um conceito de Thomas Berry – consiste na criação de uma nova forma de vida, pautada em valores que restaurem a ligação entre o ser humano e a natureza não apenas pela necessidade física de se combater a degradação ambiental, mas também como uma filosofia que traga novamente essa comunhão com o mundo também à nossa mente e à nossa alma – como os povos da Antiguidade. Este é o artigo base para os grupos de apoio à Sociedade Ecozóica, desenvolvido por Herman Greene com consultoria de Thomas e Jim Berry, Brian Swimme e outros.
futuro da comunidade da Terra depende de forma vital da decisão a ser tomada pelos humanos, que se inseriram até mesmo nos códigos genéticos dos processos da Terra. O futuro será decidido pela tensão entre aqueles que se comprometeram com a Era Tecnozóica um futuro com mais e mais exploração do planeta como uma fonte de recursos voltados para o benefício dos seres humanos e os comprometidos com a Era Ecozóica: um novo modelo de relação entre os humanos e a Terra, no qual o bem estar de toda a comunidade da Terra é a preocupação fundamental.



Hong-Leung  San Francisco at dusk

Este é o ponto de partida: o fio da navalha, o grande abismo, o chamado à ação e ao comprometimento. Será que pertencemos à Tecnozóica ou à Ecozóica? Nossa resposta ecoará por todas as épocas futuras.
Ainda assim, vemo-nos numa situação onde aparentemente não há modo eficaz de nos livrarmos da empreitada tecnológica que nos rodeia. Este ensaio foi redigido num computador que tomou forma graças a milhares de processos industriais; ele é alimentado por grandes redes elétricas que correm através de campos e florestas. Quando saímos para o trabalho, unimo-nos a homens e mulheres ao redor do globo na aventura contemporânea chamada “Tecnozóica”. O que podemos fazer, então? Ler mais em "Sociedade Ecozóica"


A Grande Obra

Nerthus

Terra Deusa



thomas-leung_amethyst-mist

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CADERNO DE DUAS LINHAS

O Velho e o Chaparro Abençoado

FÉRIAS