Recém-Nascido


Este blog nasceu e é consequência de diversas preocupações e reflexões, causadas pela a minha vida profissional, académica, social.e familiar
Porquê  Educação e Natureza?

Porque somos parte integrante da Natureza, quer no seu sentido amplo, de que natureza é tudo o que existe, incluindo nesse tudo o próprio Universo, quer num sentido mais restrito, de que somos tanto um elemento, como dependemos dessa mesma natureza para subsistirmos.  
A Floresta, a Agricultura, a Biodiversidade, a Água, são elementos imprescindíveis para a sobrevivência humana. Enquanto seres humanos, somos parte integrante da natureza e habitantes da Terra. Temos obrigação de preservar, manter e desenvolver o nosso habitat, quer para determos a melhor qualidade de vida possível, quer para deixarmos um bom legado aos nossos filhos, quer, ainda, por respeito a todos os elementos que o partilham connosco.

Porque a Educação é a peça fundamental para o desenvolvimento, evolução e crescimento das sociedades e é através dela que podemos melhorar as nossas condições de vida, quer estejamos a falar de meio ambiente, saúde, habitação, trabalho, lazer ou...

Este blog é um espaço de discussão.  
A maioria das questões, que estes temas levantam, são polémicas, não têm resposta fácil e  cada resposta ou proposta de solução pode ser sempre posta em causa, em virtude da vastidão de interligações e repercussões que a aplicação das mesmas pode ter.

A título de exemplo coloco algumas questões:

1. Quem gosta de fazer sofrer os animais? Será que os investigadores que utilizam animais em investigação cientifica, particularmente para combater doenças nos humanos, gostam do sofrimento que provocam no animais?  Será que esse sofrimento é necessário?
2. Se não se tivessem utilizado animais, teria a Medicina evoluído de uma forma tão rápida e eficaz no século XX?
3. Os professores são educadores ou esse é o papel dos pais?
4. Quem são os responsáveis pelo abandono, insucesso e violência nas escolas?
5. A Educação de Adultos, a qual tem sofrido diversas alterações nas últimas décadas, deverá ser considerada uma questão prioritária?

Proponho-vos a todos, pais, professores, alunos e a todos os outros, que participem neste blog, levantando questões, propondo temas para debate, alvitrando soluções ou novas ideias, criticando os posts que vierem a ser colocados, etc...

P.S. Em virtude de só ter nascido hoje,  apenas a Página de Educação contem informação. Atempadamente,  todas as páginas deterão informação equivalente.
No entanto, no que se refere ao tema da Página Ruralidades, poderão, desde já, visitar o site do Movimento de que faço parte e sou cofundadora, em MOVIMENTO PELA DEFESA DO MONTADO DE SOBRO, pois, lá poderão encontrar informação pertinente, a qual poderá ser também, objeto de discussão e análise.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

CADERNO DE DUAS LINHAS

O Velho e o Chaparro Abençoado

FÉRIAS